quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Espaço Juventude" começa atividades na Coordenadoria de Juventude de Volta Redonda

O Programa é realizado através de parcerias com outras instituições e oferece projetos e cursos aos jovens da cidade

Desde o início do mês a Coordenadoria Municipal de Juventude de Volta Redonda (CJU) começou com as atividades do Programa “Espaço Juventude”. O trabalho é realizado em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE), Clube Foto Filatélico de Volta Redonda, o Sesc, a UniFOA e a Secretaria de Estado de Educação. São projetos e cursos voltados para a comunidade jovem, promovendo educação, lazer e cultura.
Nosso pessoal da CJU formou, em conjunto com gestores dessas instituições, uma equipe multidisciplinar que se reúne mensalmente para traçar estratégias e diretrizes que envolvam a juventude em práticas sócios educativas. O objetivo é reunir esforços e parcerias para fomentar e dar suporte a projetos que possam beneficiar os jovens de Volta Redonda e região. O Espaço Juventude viabiliza projetos já em funcionamento, direcionando-os ao público jovem.

Os projetos

O Ponto de Cultura, “A Fotografia como Inclusão Social”, é um projeto do Clube Foto, que foi selecionado entre os 150 melhores projetos de cunho social, através de edital público em 2010, para receber incentivo do governo, para ministrar cursos gratuitos de fotografia para alunos da rede pública do estado. Esse projeto visa fomentar a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de parcerias, no universo da fotografia, ampliando o conhecimento, a criatividade e o olhar fotográfico, com aulas técnicas e práticas de fotografia analógica e digital, exposições, palestras e concursos fotográfico, todos gratuitamente. Em parceria com a Coordenadoria de Juventude, o projeto está sendo desenvolvidos com alunos do CIEP 292 Jandyra Reis, CIEP 293 Walmir de Freitas e Colégio Estadual Guanabara.
O projeto Flor do Lodo, que também é oferecido pelo programa "Espaço Juventude", é desenvolvido pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). De acordo com a responsável pelo projeto, a supervisora de laboratório de monitoramento de esgoto do Saae, Jane da Silva Faria Soares, a ideia é oferecer a formação de jardinagem e dar uma destinação ao produto final do tratamento de esgoto, o lodo. Neste projeto, os jovens entendem que o lodo pode ser um adubo melhor que os adubos químicos. Os participantes aprendem todo o processo que o lodo passa, desde a secagem até a forma pronta para ser utilizada na adubação, além de como cuidar das mudas.








Já no projeto Caravana da 7ª Arte, que é oferecido através do Sesc Rio, conta toda estrutura do Caminhão CineSesc, que possuiu um telão de 5 m X 10 m com som Dolby Digital SR-D. 2.500 watts RMS de potência. O projeto, que já esteve em bairros de Vlta redonda, agora leva o cinema nacional também aos jovens de escolas públicas de Volta Redonda, e também de outras cidade da região.
Para mais informações sobre os projetos do programa "Espaço Juventude", os jovens e os gestores podem entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Juventude de Volta Redonda, pelo telefone (24) 3339-2153. A Coordenadoria conta ainda com canais de comunicação na internet. O site www.portalvr.com/cju e ainda o portal jovemclick.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário