terça-feira, 16 de setembro de 2014

Diretor da Globo fala sobre tecnologia aos alunos da UGB

No último sábado (13/9) tive o prazer de assistir à palestra do diretor de multimídia da TV Globo, José Dias Vasconcellos de Assis, no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/FERP). O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex) e o tema proposto foi "Criação e Antecipação de Surpresas Estratégicas".

Essa foi a primeira vez que José Dias esteve na região. Ele tem viajado o país e até para o exterior dando palestras sobres as tecnologias inovadoras utilizadas pela emissora. Com 44 anos de Rede Globo, neste período, ele tem se dedicado às técnicas de engenharia de produção, ao estudo de utilização de computadores para dinamizar o aspecto visual e às técnicas sofisticadas da geração de imagens e efeitos especiais para TV e cinema. Durante a Copa do Mundo pudemos observar muito bem essas inovações, como o tira-teima, o campo virtual e a mesa tática.

"Essas tecnologias foram criadas por nós e revolucionaram as transmissões esportivas, aproximando o telespectador cada vez mais para dentro da realidade. Essa tecnologia não existe em lugar nenhum do mundo, só a Globo tem", ressaltou.

José Dias trabalha diretamente com o Hans Donner, é o cara que desenvolve a tecnologia para que o artista possa criar. Os recursos de computação gráfica utilizados foram marcantes nas tão famosas aberturas do Fantástico e de diversas novelas da emissora. São projetos e tendências sobre realidade virtual, convergência digital e estereoscopia 3D, que levaram anos para chegarem ao ponto de complexidade que temos agora.







Nenhum comentário:

Postar um comentário