terça-feira, 9 de setembro de 2014

10 anos do Parque do Ingá serão comemorados com inauguração do Trilha Jovem

Minha equipe da Coordenadoria de Juventude de Volta Redonda e o pessoal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão empenhados em entregar à população o Projeto Trilha Jovem no primeiro semestre de 2015, quando o Parque Natural do Ingá completará 10 anos de abertura. Os recursos de R$ 1 milhão foram depositados pela Câmara de Compensação Ambiental do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) em uma conta referente ao projeto. No momento estamos na fase de convocação de um Conselho Consultivo para elaboração do Plano de Manejo, que irá guiar as ações do projeto a serem executadas no Parque.

O Trilha Jovem irá posicionar Volta Redonda no roteiro do Ecoturismo do Estado do Rio de Janeiro. O reaparelhamento do Parque do Ingá é importante não apenas para a juventude, mas para toda a população da cidade, que poderá desfrutar de um espaço de lazer ambiental e conhecimento. O projeto prevê a construção de um Centro de Educação Ambiental com auditório, biblioteca, herbário e banheiros, tudo adaptado para receber portadores de necessidades especiais. O pórtico de entrada será o primeiro a ser reformado, para coibir a entrada de vândalos.

Além disso, haverá um novo viveiro que possibilitará dobrar a produção de mudas de espécies nativas que são oferecidas para a população; um deck sobre a principal nascente que corta o parque com um mirante para observação de fauna e flora; sinalização das trilhas, nova sede administrativa e recepção.

Os recursos para este projetos foram conquistados por mim e minha equipe da Coordenadoria de Juventude de Volta Redonda, no ano de 2013, junto à Câmara de Compensação Ambiental do INEA. Para isso contamos com o apoio do então Secretário Estadual de Ambiente e Deputado Estadual Carlos Minc, fundador do INEA e maior ambientalista reconhecido do nosso país, a quem considero – com muito orgulho – padrinho do Trilha Jovem. O dinheiro é proveniente do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, que é composto da arrecadação de multas e pagamento de Termos de Ajuste de Conduta de empresas poluidoras, sendo que este financiamento foi diretamente retirado do pagamento de multas da CSN.


É com muito orgulho que apresento as fotos de agora e a previsão de como ficará nosso Parque do Ingá com a reforma que se iniciará muito em breve:


Nenhum comentário:

Postar um comentário