sábado, 9 de junho de 2012

“Pois todos sabem que a lei é pra pobre, preto e puta...”


Vivemos o “Momento da Passagem” e o nosso estado desfalecendo dá os primeiros sinais de sua morte anunciada. Assistimos ao desrespeito para com a nossa constituição com a mesma ingenuidade e bom humor que os nativos índios desta terra tropical receberam nossos colonizadores.
A atualidade nos sinaliza avanços científicos, intelectuais e tecnológicos, mas o que vimos hoje, mais de cinco séculos, pós-descobrimento oficial, representa um retrocesso. A constituição vigente, exaurida pelas intermináveis emendas que objetivam uma maior aplicabilidade das leis, em nada se aproxima do ideal para o desenvolvimento de nosso estado e por isso, além de sermos obrigados a viver sob essa carta vazia, acabamos por compartilhar este senso crítico satirizado.
É lamentável que vivamos sob uma constituição tão inoperante, tão inadequada à realidade vigente, e pior ainda é bancar o “bobo da corte” e fazer piada com um assunto tão importante.
Temos sim, que nos organizar socialmente, lutar pela valorização das instituições através de participação efetiva nos processos de reconstrução da ordem social. Sem dúvida alguma, isso significa um esforço pessoal maior do que para criar momentos de descontração humorística, porém nos garante ao mínimo a certeza de que não estamos de braços cruzados , mas num processo de evolução que culminará num novo ESTADO, inevitavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário