O Trilha Jovem irá posicionar Volta Redonda no roteiro do Ecoturismo do Estado do Rio de Janeiro. O reaparelhamento do Parque do Ingá é importante não apenas para a juventude, mas para toda a população da cidade, que poderá desfrutar de um espaço de lazer ambiental e conhecimento. O projeto prevê a construção de um Centro de Educação Ambiental com auditório, biblioteca, herbário e banheiros, tudo adaptado para receber portadores de necessidades especiais. O pórtico de entrada será o primeiro a ser reformado, para coibir a entrada de vândalos.
Além disso, haverá um novo viveiro que possibilitará dobrar a produção de mudas de espécies nativas que são oferecidas para a população; um deck sobre a principal nascente que corta o parque com um mirante para observação de fauna e flora; sinalização das trilhas, nova sede administrativa e recepção.
Os recursos para este projetos foram conquistados por mim e minha equipe da Coordenadoria de Juventude de Volta Redonda, no ano de 2013, junto à Câmara de Compensação Ambiental do INEA. Para isso contamos com o apoio do então Secretário Estadual de Ambiente e Deputado Estadual Carlos Minc, fundador do INEA e maior ambientalista reconhecido do nosso país, a quem considero – com muito orgulho – padrinho do Trilha Jovem. O dinheiro é proveniente do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, que é composto da arrecadação de multas e pagamento de Termos de Ajuste de Conduta de empresas poluidoras, sendo que este financiamento foi diretamente retirado do pagamento de multas da CSN.
É com muito orgulho que apresento as fotos de agora e a previsão de como ficará nosso Parque do Ingá com a reforma que se iniciará muito em breve:
Nenhum comentário:
Postar um comentário